Descubra como como prevenir fraudes em cartões de crédito! Você já teve seu cartão de crédito clonado ou usado indevidamente por alguém? Se sim, você sabe o quanto isso pode ser estressante e prejudicial para o seu bolso e para a sua reputação. Se não, você não quer passar por essa situação, certo?
Fraudes em cartões de crédito são um problema sério que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2020 foram registradas mais de 2,3 milhões de tentativas de golpes com cartões, um aumento de 16% em relação a 2019.
Mas como esses golpes acontecem e como podemos nos proteger deles? Neste artigo, vamos explicar como prevenir fraudes em cartões de crédito e o que fazer em caso de suspeita ou confirmação de fraude.
Principais formas de fraude em cartões de crédito para evitar
Existem várias maneiras de os criminosos obterem os dados dos nossos cartões de crédito e usá-los para fazer compras indevidas, saques ou transferências. Algumas das mais comuns são:
- Clonagem: é quando o golpista copia as informações do chip ou da tarja magnética do cartão, usando um dispositivo chamado “chupa-cabra” que é instalado em caixas eletrônicos ou máquinas de cartão. Com esses dados, ele pode criar um cartão falso e usá-lo como se fosse o original.
- Phishing: é quando o golpista envia um e-mail, SMS ou mensagem nas redes sociais se passando por uma instituição financeira, uma loja ou um órgão público e pede para o usuário clicar em um link, baixar um arquivo ou fornecer seus dados pessoais e bancários. Esse link ou arquivo pode conter um vírus que captura as informações do cartão ou levar a um site falso que simula o da instituição verdadeira.
- Roubo ou perda: é quando o golpista se aproveita de um descuido do usuário e rouba ou encontra o seu cartão de crédito. Nesse caso, ele pode tentar usar o cartão antes que o usuário perceba e bloqueie o mesmo.
- Skimming: é quando o golpista usa uma câmera escondida ou um leitor óptico para capturar os dados do cartão e a senha do usuário quando ele faz uma compra ou um saque. Esses dados podem ser usados para fazer transações online ou para clonar o cartão.
Monitore regularmente sua fatura e extrato para prevenir fraudes em cartões de crédito
A primeira linha de defesa é verificar regularmente sua fatura de cartão de crédito e extrato bancário em busca de qualquer atividade suspeita. Se você encontrar algo que não reconhece – como compras que não fez – relate imediatamente ao seu banco ou empresa de cartão de crédito.
Verifique suas contas pelo menos uma vez por semana, se não diariamente. O mais rápido você detectar fraude, mais rápido pode agir para interrompê-la.
Não compartilhe informações do cartão desnecessariamente
Evite dar seu número de cartão de crédito completo a qualquer pessoa que não precise absolutamente dele. Isso inclui recusar-se educadamente quando o caixa solicitar seu cartão para verificação de ID ou para qualquer outra finalidade além do pagamento.
Também tenha cuidado ao fazer compras online e garantir que os sites sejam seguros. Procure por “https” no URL e um ícone de cadeado
Proteja suas informações pessoais
Fraudadores também conseguem informações de cartão roubando identidades. Para ajudar a evitar isso:
- Proteja seu número da previdência social e outras informações confidenciais.
- Não compartilhe detalhes como data de nascimento publicamente.
- Triture documentos e declarações que contenham informações de identificação antes de descartá-los.
- Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas, pois são mais suscetíveis a invasores.
Configure alertas para evitar fraude em cartões de crédito
A maioria dos aplicativos e sites de banco e cartão de crédito permite que você configure alertas para ser notificado sobre certas atividades. Por exemplo, você pode optar por receber um alerta cada vez que uma compra acima de determinado valor for feita.
Isso dá a você a chance de pegar uma fraude assim que ela acontecer, em vez de esperar até verificar uma declaração.
Atenção com links e anexos de e-mail: evite fraude em cartões de crédito
E-mails de phishing que parecem vir de seu banco ou empresa de cartão tentam enganar você para que clique em links e baixe anexos maliciosos. Esses podem instalar cavalos de troia e outros programas que roubam suas informações.
Preste muita atenção ao remetente do e-mail e nunca clique em links ou anexos suspeitos. Em caso de dúvida, telefone para seu banco para confirmar a validade.
Compras com cartões pré-pagos ou virtuais ajudam a prevenir fraudes
Para compras online de alto risco, considere usar um cartão de crédito virtual temporário ou pré-pago. Isso limita sua exposição, pois o número do cartão é válido apenas para uma transação. Em outras palavras, se os dados do cartão forem comprometidos durante a compra, os fraudadores não poderão reutilizá-los, já que o número expira após aquela transação única. Além disso, como os cartões virtuais são pré-pagos com um valor fixo, isso ajuda a limitar o quanto você pode potencialmente perder para a fraude.
Muitos bancos e fintechs oferecem esse recurso por meio de seus aplicativos. Por exemplo, o app do seu banco provavelmente permite que você gere números de cartão virtuais descartáveis para uso único com valores de gastos pré-definidos. Dessa forma, você obtém a conveniência de fazer compras online com a segurança adicional de saber que seus dados reais do cartão permanecem protegidos.
O que fazer em caso de fraude em cartões de crédito
Se você suspeitar ou confirmar que foi vítima de uma fraude em cartões de crédito, você deve:
- Bloquear o seu cartão imediatamente, ligando para o banco ou a operadora ou usando os serviços de alerta e bloqueio.
- Registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, relatando o que aconteceu e apresentando os comprovantes das transações indevidas.
- Solicitar o cancelamento das compras, saques ou transferências feitas pelo golpista, entrando em contato com o banco ou a operadora e com os estabelecimentos comerciais envolvidos.
- Pedir o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente, seguindo as orientações do banco ou da operadora. Se houver resistência ou demora, você pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou o Reclame Aqui.
- Solicitar um novo cartão com uma nova senha, evitando usar os mesmos dados do cartão anterior.
Conclusão sobre como prevenir fraude em cartões de crédito
Fraudes em cartões de crédito são um risco que todos nós estamos sujeitos, mas podemos minimizá-lo seguindo as dicas que apresentamos neste artigo. Lembre-se de proteger os seus dados, verificar as suas movimentações e agir rápido em caso de problema. Assim, você poderá usar o seu cartão com mais segurança e tranquilidade.
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