Financiamento de veículos – Como conseguir

Para muitos que sonham em ter um carro, mas não possuem o dinheiro pronto para entregar, o financiamento vem como uma ótima solução para possibilitar a compra.

O financiamento é feito por bancos ou facilitadores, e existem diversas opções para os interessados, como a CAIXA.

• Como eu faço para solicitar o financiamento?

Primeiramente você terá que escolher um banco que ofereça o serviço. Uma vez escolhido, você terá que se dirigir a uma agência com os documentos em mãos para realizar a solicitação.

Os documentos entre uma agência e outra podem variar, no entanto, de forma geral eles sempre serão os seguintes:

• Documento de identificação como RG
  • CPF
  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de residência
  • Documento do carro
  • Documento do DETRAN da sua cidade para comprovar que não há dividias relacionadas ao carro

Com os documentos, você fará a solicitação ao banco que a partir daí fará uma análise de credito para determinar quanto do valor total do carro será financiado e a taxa de juros.

• Quanto custa e quais são os juros?

As taxas de juros são fixas, decididas no momento do acordo entre cliente e banco. Ela irá depender do ano do carro, quanto tempo de uso ele tem, modelo, marca, etc.

Além disso, será feito uma análise de crédito do cliente para determinar a aprovação do financiamento.

Em bancos como a CAIXA, é possível financiar até 80% do valor do carro, com prazo para pagar de até 120 meses. Este número pode variar de acordo com o banco.

• Tipos de financiamento

Existem 2 principais tipos de financiamento de veículos:

CDC: Esta é a categoria mais comum e mais utilizada. O cliente terá o carro e todos os documentos em seu nome e apenas realizará o pagamento mensal das parcelas do financiamento.

Leasing: Nesta categoria, o veiculo estará no nome da empresa que financiar o automóvel e o cliente somente poder chamar o carro de seu uma vez que quitar todo o financiamento.

Confira também: Financiamento de veículos Caixa

O financiamento pode ser uma boa opção para você não deixar de comprar o carro dos sonhos. No entanto, atente-se as taxas de juros e quanto ficará o valor total que deverá pagar ao fim do prazo. Pois algumas vezes, os juros podem ser tão grandes que o financiamento não vale a pena.

A única forma de descobrir é indo até a sua agencia de escolha e tirando suas dúvidas, visto que a taxa de juros depende das informações do carro. Portanto, dirija-se ao banco e veja se o financiamento oferecido realmente vale a pena para o seu bolso.